5 de outubro de 2009

BARBEARIAS ANTIGAS " DEIXAM SAUDADES"













Barbearias antigas deixam muitas saudades
! (não as destruam)

O meu amigo e colega Manuel Sousa Matos me pediu para comentar
o triste acontecimento ao pretenderem fazer desaparecer esta linda barbearia, a mais antiga de Braga.

Pois como tenho tantos mensagens e só agora me apercebi por lapso.
Pois o Meu parecer sobre os barbeiros, a Cidade devia preservar as coisas que fizeram historia. Os barbeiros foram sempre os homens dos sete ofícios. Pois serviram desde o respeitável cavador até ao Rei, hoje do respeitado cavador até ao Presidente da Republica, por sinal comemora hoje 99 anos a nossa Republica.

Os barbeiros hoje Cabeleireiros de Homens foram sempre homens de pouco dinheiro, mas uns homens hospitaleiros que trabalhavam quase de graça a servir as populações, desde fazer a barba e cortar o cabelo, fazer as pequenas cirurgias, tirar os dentes, e guarnecer as ferramentas dos Reis, e ate ferrar os cavalos.
Os tempos vão mudando, já no século 16 Proibiram os barbeiros de fazerem as pequenas cirurgias, em 31 de Julho de 1870 proibiram os barbeiros de tirarem os dentes.

Na 1ª guerra mundial os barbeiros chegaram ao mais baixo ponto económico com a crise e os barbeiros eram ainda ridicularizados em revista tal como o barbeiro de Sevilha e tantas outras , que punham em titulo defendei-vos do dragão e apareciam em palco era a imitar um barbeiro todo esfarrapado.

Apareceram as laminas descartáveis deram cabo das barbas aos barbeiro, aparece uma doença todos tem medo de fazer a barba, vem a moda do cabelo grande quem sofre é os barbeiros, que os clientes não cortam o cabelo. Vem a moda do cabelo rapado cortam em casa com uma maquina. Ao menos que nos deixem preservar aquilo que nós temos tanto amor, e que se preserve as coisa antigas que fazem parte da nossa história e a cultura dos nosso antepassados, e como devem saber sou um fascinado pelo coleccionismo, e me custa destruir as coisas antigas.

Tenho ama grande admiração por Braga Uma cidade que está moderníssima e muito avançada que acompanha os tempos modernos, e como tal devia respeitar o património antigo.

Foi a Cidade aonde comecei a cortar cabelos na tropa, quando assentei Praça em 05 /05/ 1963, no Regimento de Infantaria 8 e tenho grande afecto por Braga, porque tenho um grande amigo e Cliente, Candidato a Presidente da Câmara de Braga, que é o Dr. Manuel Monteiro, que é um homem muito capaz muito competente e Braga precisava de um homem assim, e aqui lhe deixo um abraço para ele e felicidades para a sua candidatura, e espero que a barbearia não a deitem abaixo, que já não sei em que posição se encontra.

Atentamente Joaquim Pinto
Linc.Museu do Barbeiro e Cabeleireiro - Joaquim Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário