12 de novembro de 2010


OLIMPIO FERNANDES  "FIGUEIRA DA FOZ"
 CABELEIREIROS
 www.olimpiofernandes.blogspot.com


 O João Mário tem 16 anos. Faz parte de uma família da Marinha das Ondas, que me aceita profissionalmente, há mais de 25 anos. O João, um dia destes quando entrou no Salão, eu já não o conhecia pois trazia uma farta cabeleira. Recordo que há pouco tempo lhe aplicava o pente 2 por ordem da sua mãe Cristina.
Hoje nada disso acontece. “Só pontas”, disse o João. Sujeitou-se ao meu critério, desfiei-lhe o cabelo com a navalha, em especial na franja, soltando-a o mais possível, dei-lhe umas tesouradas com a tão popular “jacaré”.Mas o João está na idade dos sonhos e por isso ainda lhe propus uma pequena fantasia para a discoteca, isto é, na parte lateral do lado direito, procurei um pequeno volume, com a franja estendida para o mesmo lado. Claro que esta proposta só serviu para a fotografia, já que para o dia a dia não é nada funcional. O que não acontece com o outro corte, pois em casa, e lavando a cabeça, o João está pronto para o dia a dia. Nos acabamentos trabalhei o cabelo com Moisturing Spray, da L.R. Quanto ao Sr. Manuel Pereira, 85 anos de idade, a mesma atenção com outra linguagem. É um encanto escutar estes idosos e as suas vidas feitas de coragem por mares repletos de perigos. Temporais medonhos, nevoeiros cerrados no mar da pesca do bacalhau.Tenho um carinho muito especial por estes clientes que nunca foram aumentados no corte de cabelo e já lá vão 6 anos de Cova Gala. Quando partem para a última morada, vou despedir-me deles, porque estou grato pela sua simpatia e humildade, só se de todo não puder.Mas o Sr.Manuel Pereira foi também um excelente guarda redes no Cova Gala, e conta cenas de pasmar do seu tempo de desporto. Quanto ao corte, faz questão de pretender dos lados bem rapadinho, para durar mais tempo. Depois quer o álcool para terminar, demarca-se da modernice deste tempo, pois não vai na onda das modas do aftershave.Sou eu que tenho que aproximar-me dos hábitos destes clientes, não inventando, como faz o treinador do Benfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário