9 de maio de 2011

Segunda-feira, Maio 09, 2011

"A lição de Resende" * (Ou a abençoada publicidade de Miguel Esteves Cardoso às cerejas de Resende)

Aprendo com os meus erros. Mas não é à primeira nem à segunda. Passo a palavra ao meu novo jornal favorito, o Notícias de Resende (http://www.noticiasderesende.com) que me deu um exemplo de cortesia, pena e de bom humor, com uma aristocrática condescendência sob a qual me permitiu esconder a minha vergonhosa ignorância.
No título da generosa notícia, é impossível não sorrir com a elegância do "tenta": "Num gesto de honestidade, Miguel Esteves Cardoso tenta reparar o seu erro sobre Resende."
Segue o texto que me deixou respirar de alívio: "No dia 2 de Maio, uma notícia de Miguel Esteves Cardoso é publicada no PÚBLICO, tendo como assunto o afamado fruto da nossa região, a Cereja. Na mesma notícia, tendo o título "As cerejas são bem-vindas", é referida Resende como sendo uma freguesia do Fundão. Face a este erro, no dia 5 de Maio é publicada uma crónica do mesmo escritor, onde este de forma honesta e arrependida repara o seu erro, em que nós os resendenses agradecemos e perdoamos. Embora ainda seja referido Resende como sendo freguesia do concelho de Viseu, o que na realidade é apenas o Distrito do concelho de Resende, sendo este erro menos grave que o anteriormente cometido."
Entretanto, provámos, maravilhados, muitas cerejas das freguesias do concelho de Resende: que deliciosa surpresa! Cada cereja é diferente da outra. Têm muito mais personalidade e doce acidez - pelo menos neste mês de Maio - do que as concorrentes do Fundão.
*Crónica de Miguel Esteves Cardoso, publicada no "Púbico" de hoje, dia 9 de Maio
Etiquetas:
Publicado por Marinho Borges Às 15:51

Sem comentários:

Enviar um comentário